100% dos adolescentes dos centros socioeducativos de
Minas estão matriculados em escolas
Todos os jovens que cometeram
atos infracionais e cumprem medidas de internação em MinasGerais estão
matriculados no ensino fundamental e médio. As escolas funcionam dentro dos 18
centros socioeducativos de internação da capital, Região Metropolitana e de
cidades do interior do estado. A porcentagem de jovens com a frequência mínima
(75% das aulas) exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação chega a 93%
dos matriculados. Todos eles passam quatro horas do dia nas escolas dos centros
socioeducativos, que são regulares e reconhecidas pela Secretaria de Estado da
Educação (SEE). Atualmente, há 889 adolescentes em conflito com a lei em
internação definitiva em centros socioeducativos.
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A Subsecretaria de
Atendimento às Medidas Socioeducativas tem um total de 22 centros
socioeducativos, sendo 18 são de internação e quatro de internação provisória,
local onde os jovens aguardam a determinação da medida socioeducativa pelo
Judiciário. Nos centros provisórios não funcionam escolas formais, porém são
realizados projetos pedagógicos, em parceira com a Secretaria de Educação
(SEE), com temas que perpassam todas as disciplinas.
Desempenho
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O Proalfa é o Programa de
Avaliação da Alfabetização, sistema de avaliação desenvolvido pelo Governo de
Minas Gerais, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação
da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), para
acompanhar os níveis de proficiência dos alunos, ou seja, a capacidade de ler,
escrever, interpretar e fazer sínteses de textos. Já o Encceja é Exame
Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. O exame garante
o certificado do Ensino Fundamental para os candidatos que tenham 15 anos ou
mais e que não concluíram essa etapa da escolarização.
O gerente de educação da
Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Edilton Antonio Alves
de Araújo, explica que a média de distorção idade/série entre os jovens do
socioeducativo é de aproximadamente quatro anos, ou seja, os jovens chegam para
cumprir medidas de internação com quatro anos a mais da série que deveriam
estar cursando.
Astrolábios e fitas coloridas
Despertar o interesse e a
paixão dos jovens pela matemática e a vida escolar é a especialidade do
professor Carnot Jacy Roque Neto, nos três anos de magistério em todas as
escolas dos centros de internação de Belo Horizonte. A geometria e a álgebra,
por exemplo, são trabalhadas de forma lúdica e muito prazerosa e os alunos nem
percebem estar em uma aula de matemática.
O professor Carnot costuma
utilizar as técnicas de “role play” para o aprendizado de álgebra. Para isto os
alunos interpretam situações em shoppings onde vendedores, cliente e gerentes
passam por situações de compra, venda e troca de mercadorias. Para a geometria
são utilizadas fitas adesivas coloridas presas no chão para a melhor
visualização das formas geométricas. “Meus alunos conseguem descobrir suas
capacidades e vários já me disseram nunca ter imaginado que entenderiam os
conteúdos da matemática, isto é muito gratificante”, relata entusiasmado o
professor.
A construção de astrolábios,
antigo instrumento usado para navegação, é outro recurso do professor Carnot
junto com os adolescentes. “Eles produzem um modelo e saímos fazendo medidas de
muros e paredes dentro do socioeducativo. Meu maior orgulho é encontrar na rua
com ex-alunos e ter o relato do quanto representou para ele as nossas aulas.”
Ele conta que recentemente estava em um restaurante no Bairro Mangabeiras e um
jovem que trabalhava na cozinha foi até sua mesa cumprimentá-lo. Ele tinha sido
seu aluno e completou o ensino médio quando terminou de cumprir a medida
socioeducativa.
Fonte: https://www.seds.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2488&Itemid=71 . Acesso em 11 out. 2013
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