sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A água das Gerais

Muita gente acha que mineiro é infeliz porque não tem mar. Mas isso é uma mentira retumbante. Tem um escritor, pensador, teólogo, professor chamado Rubem Alves, natural de Boa Esperança (do ladinho de onde será o Mineirices 2013) que, certa disse: “Minas é tão sensacional quem tem mar no meio das montanhas”




Antes de Itaipu ser construída, a maior usina hidroelétrica do mundo era Furnas. O lago da usina banha 34 municípios mineiros, possui 1440 km2 e 3500 km de perímetro. Em muitos lugares, de fato, parece um mar, de tanta água. Em muitas cidades, como Boa Esperança e Guapé, você a prática de esportes náuticos. Já está sendo comum ver em cidades ao redor do lago, lanchas e barcos de luxo. E furnas é aqui do ladinho no Sul de Minas




O Rio São Francisco, o rio da integração nacional, que nasce na região centro-sul de Minas, forma, ao longo do seu curso, várias usinas hidroelétricas importantes. Aqui em Minas, ele é responsável pelo abastecimento da usina de Três Marias.





E não é só de hidroelétrica que vive Minas Gerais...

Na região sul do estado, os municípios de Cambuquira, Lambari, Caxambu e São Lourenço foram um dos mais tradicionais circuitos turísticos do estado. As águas minerais medicinais foram descobertas, primeiramente em Lambari, em 1780. Depois foram descobertas fontes nas outras cidades.



Caxambu ficou muito famosa à época do império, pois a princesa Isabel, sabendo da fama das águas medicinais da cidade, se transferiu para Minas Gerais para fazer tratamento com as águas de Caxambu. Ela não conseguia engravidar. E graças à fonte de água ferruginosa, conseguiu tratar de sua anemia e engravidar. Quem visita o parque das águas, vê lá a Fonte Princesa Isabel.

São Lourenço até hoje consegue sobreviver do turismo. Pela maior proximidade com o Rio de Janeiro, atrai muitos turistas cariocas e fluminenses, que procuram um clima agradável e a tranquilidade do interior

Os municípios que fazem parte do Circuito das águas Mineiro são: Bae­pendi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Heliodora, Lambari, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações.





O estado tem, ainda, outras cidades consideradas estâncias, tais como Jacu­tinga, Araxá e Poços de Caldas. Em todas as cidades da região, se encontram fontes, rios, lagos, cachoeiras, a culinária mineira e clima de montanha.








E como toda a postagem do Mineirices tem que acabar com uma musiquinha, aí vai a de hoje. Na realidade é um samba-enredo. Caxambu foi tema da escola de samba Império Serrano em 2013. E você acompanha um pedacinho do desfile





Pessoal, é amanhã, dia 30/11 no Centro Conviver e Crescer (rua José Gonçalves Costa, 185 - ao lado da Loja Maçônica


Mineirices 2013 é um evento gastronômico idealizado e produzido pelos alunos do Curso Técnico em Eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus de Juiz de Fora - polo E-tec de Três Pontas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário