domingo, 10 de novembro de 2013

Combinação mineira

Tirando o Doce de Leite, que é tipicamente mineiro, o seu 'irmão gêmeo', no que diz respeito à mineiridade é o Romeu e Julieta





A mistura da goiaba com o açúcar nasceu nos engenhos cubanos. Quem sustenta a tese é a pesquisadora Rosa Belluzzo, especialista em história da alimentação, autora do livro Os Sabores da América e co-autora de Cozinha dos Imigrantes e de Doces Sabores. Na época da colônia, o que se disseminava era os doces com frutos da época. Não existia conservantes artificiais. Para conservar os alimentos ou se usava sal... ou açúcar... Na cozinha mineira as frutas eram conservadas, em formato de doce, nas compotas; ou em geleias. 




Essa iguaria Brasileiríssima surgiu da combinação de ingredientes tipicamente mineiros, essa combinação não se sabe quem começou mas, o provável é que surgiu nos fartos cafés da tarde onde a mesa era extremamente farta dando oportunidade de combiná-los, a goiabada é um doce típico da comida caipira e consumido em quase todo o mundo. Acompanhada de queijo, em especial o queijo minas, forma o famoso romeu e julieta, tradicional sobremesa brasileira. A combinação de goiabada e queijo deriva de influência búlgara. 

A goiabada cascão é hoje em Minas uma fabricação de alta escala. Ela é fabricada em grande parte do Brasil. Existem também pessoas que fabricam este doce em casa e comercializam. Por ser um doce simples e de difícil acesso, ele é consumido em todas as classes sociais. Já o queijo no Brasil começou a ser produzidos por portugueses,assim que suas colônias se instalaram em terrenos mineiros; começou com uma tentativa de fazer um queijo tradicional português, mas no lugar de leite de ovelha usaram leite de vaca, dando origem ao queijo minas frescal.

E o nome Romeu e Julieta? Bem, não há uma informação precisa. Mas é uma influência da obra de Shakespeare. Já que a obra narra o amor de dois jovens de famílias rivais, porque não nomear uma mistura de doce e salgado com o nome da peça teatral?


O Evento Mineirices, só é possível, pois temos O apoio de empresas que acreditam no potencial do Ensino Técnico!




E o Romeu e Julieta ganhou a alta gastronomia. Vários doces, com cara e jeito chiques repetem a combinação do sabor queijo + goiabada. Vamos para uma receita?

  • 1 pacote de biscoito maizena
  • 3 colheres de margarina
  • 1 queijo minas pequeno cortado em cubinhos pequenos
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • Suco de 2 limões
  • 1 envelope de gelatina sem sabor
  • 200g de goiabada
Modo de preparo
Triture o biscoito maizena no liquidificador. Retire, adicione a margarina e misture até fazer uma massa lisa. Coloque em uma forma de fundo falso faça alguns furos com o garfo. Asse até dourar. No liquidificador bata o queijo minas, o creme de leite, o leite condensado, o suco dos limões e a gelatina dissolvida conforme instruções do fabricante, até obter um creme e despeje sobre a massa de biscoito já assada e leve para o congelador por no minimo 3 horas, até que o creme fique firme.Derreta a goiabada com um pouco de água em fogo médio até obter uma calda grossa, quando servir a torta despeje a calda de goiabada por cima.


E fique ligado! Está chegando!
É no dia 30/11




Só para não dizer que não falei das flores.... Romeu e Julieta originalmente é o nome de uma tragédia do teatrólogo inglês Willian Shakespeare. Narra o amor de dois jovens que são de famílias rivais: os Capuletos e os Montecchios. 

Se por uma causo  você tiver interesse em ler o peça Romeu e Julieta, pode conferir no link http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/romeuejulieta.pdf


2 comentários:

  1. Sucesso Meninos!!
    Estarei aí prestigiando o Trabalho de vcs!!
    Até o dia 30/11.
    Dani Macedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani,
      Será um prazer tê-la conosco!
      Ótima notícia!
      Abraços,
      Mineirices

      Excluir